76ª Reunião Anual da SBPC
Estive representando o Ibict durante a 76ª Reunião Anual da SBPC em Belém do Pará. O evento, que é o mais tradicional evento científico do Brasil, reuniu um grande público interessado em discutir os caminhos e avanços da ciência tão necessários ao País. Ele acontece como uma espécie de preparação para a 5ª Conferência Nacional em Ciência e Tecnologia, que ocorrerá ainda em julho de 2024.
Dentre as diversas discussões realizadas, destacou-se a necessidade de fortalecer as infraestruturas de pesquisa nacionais. O presidente da FINEP, Celso Pansera, abordou a importância de se investir nos Insitutos de Pesquisa ligados ao MCTI, o que vem em consonancia com a Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados ainda no início de julho.
Não há outro caminho possível que não o fortalecimento das infraestruturas de pesquisa se o Brasil almejar ser uma metrópole no contexto dos avanços tecnológicos mundiais. Temas como a inteligência artificial, redes de comunicação e parques industriais têm recebido fomento dos países desenvolvidos há anos, o que resulta agora em grandes lucros com a venda dessas tecnologias para países como o Brasil. Aqui há a matéria prima, o mercado consumidor e recursos humanos, ainda que estejamos perdendo diversos grandes cientistas para outros países, o que falta é uma política pública capaz de sustentar esse avanço estrutural na pesquisa brasileira, com certeza um projeto de décadas.
Ainda sobre a EXPOT&C, o Ibict recebeu aproximadamente 4.000 visitas durante os sete dias de evento, um marco a se comemorar. O Canal Ciência foi o responsável pelo estande do Ibict e ao todo cerca de 30 pessoas de diversas áreas do Instituto estiveram contribuindo para o sucesso do evento.