TC323 da ISO: Economia Circular em pauta!
Na semana de 15 a 19 de junho participei da segunda assembléia geral do TC323 da ISO, que trata de uma norma sobre Economia Circular. O país responsável por fazer o convite inicial foi a França, mas desde a primeira reunião, ocorrida em maio do ano passado em París, muitos países têm dedicado grandes esforços para construção de uma norma que seja abrangente.
Em 2019 éramos 7 os representantes do Brasil, a segunda maior delegação naquele momento. Este ano a reunião aconteceria no Japão, o que acredito que diminuiria consideravelmente o número de participantes, mas dado ao formato digital que acabou sendo imposto pela COVID-19, passamos a quase 20 pessoas atuando ativamente nas discussões.
As discussões foram divididas em 4 grupos:
- Principles, Framework, Terminology, Management System Standards
- Guidance for implementation and sectoral applications
- Measuring Circularity e
- Specific issues
Eu participei do grupo 3, Métricas de Circularidade, juntamente com as colegas Carol Zoccoli, Efigênia Rossi e Victória Santos. Nosso grupo não avançou tanto, apesar dos esforços do covenor Hans Kröder. O que percebemos é que ao final do encontro ainda existiam diversas dúvidas e questionamentos, inclusive conceituais. E que um avanço maior somente seria possível a partir das definições que o primeiro WG apresentar.
O IBICT continua investindo na temática de informação para sustentabilidade e a Avaliação do Ciclo de Vida possui papel importante como ferramenta capaz de garantir medições cientificamente comprováveis. Fui convidado para participar devido a minha experiência de 5 anos coordenando o tema no IBICT, mas provavelmente outras pessoas deverão continuar avançando a partir daqui.
Por fim, vale salientar que o Brasil está muito bem representado, com suporte fundamental da CNI e de outras grandes empresas como Braskem e Flextrônics. Entendo que nossos interesses estarão representados de forma bem presente no documento final desta norma.