TC323 da ISO: Economia Circular em pauta!

By Tiago Braga No comments

Na semana de 15 a 19 de junho participei da segunda assembléia geral do TC323 da ISO, que trata de uma norma sobre Economia Circular. O país responsável por fazer o convite inicial foi a França, mas desde a primeira reunião, ocorrida em maio do ano passado em París, muitos países têm dedicado grandes esforços para construção de uma norma que seja abrangente.

Grupo Brasileiro que participou do primeiro encontro, em París/2019.

Em 2019 éramos 7 os representantes do Brasil, a segunda maior delegação naquele momento. Este ano a reunião aconteceria no Japão, o que acredito que diminuiria consideravelmente o número de participantes, mas dado ao formato digital que acabou sendo imposto pela COVID-19, passamos a quase 20 pessoas atuando ativamente nas discussões.

As discussões foram divididas em 4 grupos:

  • Principles, Framework, Terminology, Management System Standards
  • Guidance for implementation and sectoral applications
  • Measuring Circularity e
  • Specific issues
Temática do TC323

Eu participei do grupo 3, Métricas de Circularidade, juntamente com as colegas Carol Zoccoli, Efigênia Rossi e Victória Santos. Nosso grupo não avançou tanto, apesar dos esforços do covenor Hans Kröder. O que percebemos é que ao final do encontro ainda existiam diversas dúvidas e questionamentos, inclusive conceituais. E que um avanço maior somente seria possível a partir das definições que o primeiro WG apresentar.

O IBICT continua investindo na temática de informação para sustentabilidade e a Avaliação do Ciclo de Vida possui papel importante como ferramenta capaz de garantir medições cientificamente comprováveis. Fui convidado para participar devido a minha experiência de 5 anos coordenando o tema no IBICT, mas provavelmente outras pessoas deverão continuar avançando a partir daqui.

Por fim, vale salientar que o Brasil está muito bem representado, com suporte fundamental da CNI e de outras grandes empresas como Braskem e Flextrônics. Entendo que nossos interesses estarão representados de forma bem presente no documento final desta norma.