Letramento Informacional

Este texto é um rascunho criado para facilitar o processo de consolidação dos conceitos acerca do tema em preparação para a prova da seleção de doutorado do curso de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, todavia é inicial e, por esse motivo, pode conter incorreções.

Letramento Informacional

O conceito de Letramento Informacional trazido aqui foi trabalhado por Guasque (2010) e, de forma simplificada, significa o aprender a aprender. Esse termo fora utilizado anteriormente no relatório da UNESCO (1999) e compunha um dos quatro pilares da educação. Nessa temática o aprender a aprender trata da autonomia do usuário da informação, que passa a ter condições de buscar informações independente de ajuda de terceiros. Nesse contexto o trabalho de Guasque se aproxima do trabalho de Suaiden (2010) que conceitua Sociedade da Informação. Suaiden a define como um grupo de usuários que dependem menos dos serviços de informação, sendo capazes, portanto, de interagir com os sistemas de informação alcançando seus objetivos informacionais.

Para que o Letramento Informacional seja alcançado é necessário que esses usuários desenvolvam habilidades e competências para o uso da informação. Compreende-se o conceito de habilidade como a realização de cada ação específica para se alcançar a competência. Competência é definida por Guasque como o “saber fazer”, que também dialoga com um dos pilares definidos pela UNESCO, o “aprender a fazer”.

Sociedade da Informação

Esta entrada foi publicada em Ciência da Informação, Doutorado. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>